O que é Linux?

O que é Linux?

“Linux é um termo comumente usado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o kernel Linux.”

 

Linux, com kernel Linux… peraí: tem alguma coisa estranha aí, certo?

Lá vamos nós então:

 

Linus Benedict Torvalds é o criador do Linux: o núcleo do sistema operacional. Em resumo, ele é o “pai da coisa toda”!

A Free Software Foundation (organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento e uso de software livre) afirma que sistemas operacionais com núcleos linux são, na verdade, chamados de GNU/Linux, uma vez que esses sistemas operacionais são ferramentas do projeto GNU.

Legal. Por isso chamaremos a partir de então esses nossos sistemas de GNU/Linux, certo? Eu não! (rs). Nesse caso comodidade e a sonoridade são as questões!

Se procurarmos por aí, uma grande quantidade de distribuições (ou distros) serão encontradas (Ubuntu, Debian, CentOS, RedHat e outras mais). Cada qual com alguma particularidade e, cá entre nós, tudo você encontra na Internet. O legal dos projetos de software livre é que a comunidade é muito unida e não te deixarão na mão (existem fóruns e grupos de discussão para isso).

 

No próximo post, vamos falar um pouco sobre a estrutura de diretório das distros e, conforme formos caminhando, abordaremos assuntos como a utilização de comandos via Terminal, gerenciamento de permissões e muito mais!

 

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website