A segurança em Cloud Computing

Segurança em Cloud

A segurança em Cloud Computing

 

Quando se fala em cloud, a primeira coisa que os clientes perguntam é: “E a segurança disso tudo?”. Sim, sim (…) ainda é necessário explicar as diferenças entre uma estrutura em nuvem e outra física – nas dependências do cliente, afinal de contas, a confiança acaba sendo maior naquilo que é palpável.

Estamos aqui então para explicar alguns pontos importantes sobre a segurança em cloud que, na minha opinião, é muito maior e mais confiável.

 

BACKUP AUTOMÁTICO

Uau! Não depender de uma ação do corpo técnico já poderia me fazer parar de explicar por aqui, mas vou continuar (hehe).

Snapshots de sua infraestrutura são realizadas diariamente (claro, conforme agendamento) e pode ser restaurada por completo digamos, chutando alto, em 5 minutos. Isso mesmo: restaurar o servidor por completo em 5 minutos! Numa estrutura física, pode ter certeza que o proprietário estaria ao teu lado, você técnico, a cada hora, perguntando: “E aí? Tá pronto?”. O sorriso amarelo no teu rosto entregando que ainda não. Sorte a tua se conseguir restaurar tudo ainda no mesmo dia!

 

PRIVACIDADE DE ACESSO

É possível (e extremamente aconselhável) liberar somente os IPs que terão acesso àquela solução, seja de comunicação com um banco de dados específico ou até mesmo a sua infraestrutura local. Pode-se também adotar a criação de VLANs, criptografia, controle de acessos e etc, por que, afinal de contas, quem garante a segurança dessa estrutura é você!

 

SEGURANÇA FÍSICA

Por mais que pareça óbvio (ou estranho esse título), vou explicar:

Em todo lugar existe aquele que “sabe o que faz”, que “manja dos paranauê” e que tem a “curiosidade em aprender sozinho”. Existem também o desligado e desastrado, que “bateu sem querer” nisso ou naquilo. Aquele que diz: “nossa, não sei o que aconteceu. De repente parou quando eu passei ao lado”.

Enfim (…)

Várias situações que podem ocorrer em se manter uma estrutura de servidores, por exemplo, nas dependências da empresa. Claro que usei um pouco de humor no parágrafo anterior, mas são situações nas quais uma infraestrutura local está sujeita: acidentes e desastres.

 

Em cloud isso não acontece: milhares de servidores atuam em conjunto e redundância. Milhões são investidos em segurança e infraestrutura para que nada pare.

Mudou pra nuvem? Então agora pode relaxar e tomar mais um café…

 

Até o proximo post!

 

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website